Ciência, Tecnologia e Sociedade
images.jpg

Você já se imaginou num mundo sem todos esses aparatos tecnológicos que nos cercam? Pense bem! Sem celular, sem televisão, sem carros. E aí? O que você acha de um mundo assim?

Bem, a verdade é que para muitas pessoas um mundo assim além de ser inimaginável também seria difícil para a vida, embora a humanidade tenha vivido desse jeito por muitos milênios. Calma! Não estou dizendo que devemos deixar de usar toda essa tecnologia, quero sim provocar uma reflexão sobre o seu uso. Aliás, todos nós devemos fazer isso, porém como fazer sem o devido conhecimento, ou sem sabermos pelo menos um pouco das teorias usadas para construí-las. Pois é, um dos problemas pode ser nossa falta de conhecimento em Ciências para tomarmos consciência dos prós e contras de ambas (Ciência e Tecnologia, C&T). Mas, não basta sabermos sobre C&T sem sabermos como estas se relacionam com a Sociedade, daí o porquê de fazermos relação entre CT e S, tirando, assim, o que há de bom para a humanidade a partir de C&T. E aí reside a construção desta página que é uma proposta de tratar de CT&S para o ensino e para a construção da cidadania, onde o principal são as pessoas e o seu ambiente.

Por exemplo, que tal ensinar a Física por meio de Temas (Era Espacial, Fontes de Energia, física nos veículos e outros) levando os alunos para a reflexão da ciência e tecnologia em nossas vidas? Dentro destes temas, pode-se encontrar uma evolução histórica do desenvolvimento de uma tecnologia ou ramo do conhecimento, e enquanto se aprende os conceitos da ciência se vê também como nossas vidas mudaram ao longo dos tempos, com isso também podemos desenvolver habilidades e competências para a vida e não só para o conhecimento escolar, aquele que achamos que só serve para resolvermos problemas de vestibulares.

Além disso, acreditamos que damos um passo além do ensino tradicional e esperamos que dentro desta página professores e alunos possam perceber que partindo da realidade, é possível fazer a leitura de conteúdos de ciência, aprendendo-a no mundo em que vivemos, mas sem esquecer de refletir sobre as implicações e daí tomando decisões para o exercício da cidadania.

images02.jpg
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License