O que é? E o que faz o bacharel em ciências da computação?
images.jpg

É o conjunto de técnicas e conhecimentos que possibilitam a criação de programas de informática para os mais diversos fins.

O bacharel em ciência da computação analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. É ele quem elabora softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais os mais complexos sistemas de processamento de informações, como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina genética. Presente em todos os setores da economia, também da assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.

A área da informática tem se desenvolvido enormemente, quase, como a quantidade de programas e equipamentos existentes no mercado, isto é, as profissões ligadas à area de informática hoje em dia são inúmeras e estão aumentando cada vez mais… No início da era da computação as profissões eram basicamente 4: analista, programador, operador e digitador. Vejamos hoje em dia, algumas das profissões que despontam no mercado:

Digitador: pessoa treinada em digitação de dados, num determinado sistema, com rapidez em datilografia.

Operador de Microcomputador, de Computador ou de Terminal: pessoa treinada para operar determinado equipamento de processamento de dados. Formação: 1º Grau.

Programador: pessoa habilitada em programação com uma ou mais linguagens de programação. Formação: Superior ou Técnico.

Analista de Sistemas: pessoa com habilitação em Análise e Programação de Computadores. Dever ter formação superior ou ser especialista em uma determinada atividade da empresa.

Gerente de CPD: pessoa escolhida pela diretoria da Empresa, com longa experiência em Análise de Sistemas e conhecedor das atividades principais da empresa. Deve ter aptidão para a liderança e ser profundo conhecedor dos equipamentos e das atividades do CPD - Centro de Processamento de Dados (hoje em dia poucas empresas possuem um CPD).

Técnico: pessoa capacitada em eletrônica que monta e conserta computadores (mexe somente com a parte de hardware).

Consultor: presta assessoria na área de informática.

Engenheiro de Software: conhece amplamente as linguagens de programação de baixo nível (código de máquina) e cria softwares aplicativos de controle e genéricos.

Especialista em Sistema de Informação: pessoa capaz de adquirir, organizar, desenvolver e gerenciar serviços, sistemas e recursos da tecnologia de informação para uso em processos organizacionais.

Web Designer: desenvolve homepages para a internet.

Web Master: cuida da manutenção de sites na internet (trabalha no provedor de acesso à internet).

Desenvolvedor de Sites: cabe-lhe desenvolver e tornar um site competitivo no mercado. Precisa ter conhecimento técnico afiado, criatividade e conhecimento profundo do negócio da empresa, deve também saber mudar de acordo com a vontade do cliente.

Programador de Internet: cria programas para uso na internet, mas deve ter um conhecimento a fundo das linguagens de programação para a web e também a utilização de objetos distribuídos, para compor uma tecnologia que suporte o crescente aumento de usuários da web.

Produtor Executivo para a Web: é também conhecido como arquiteto de soluções, projeta sites, alinha os custos e apresenta soluções para construir sistemas para a internet, além de cuidar também do back office.

CIO - Chief Internet Officer: nada mais é do que diretor da Web, ou executivo de e-business. Necessita entender como funciona cada tecnologia do mundo cibernético e como transformá-la em diferencial estratégico de negócios. Não precisa ser especialista em nada, mas tem que entender de marketing e planejamento estratégico.

Executivo de Comércio Eletrônico: pessoa com tino comercial, conhecimento de tecnologias de internet e de sistemas de ERP, supply chain, CRM, logística e métodos de relacionamento com clientes.

Expert em Segurança de Sites: também conhecido como Web Security (são hacker do bem), deve planejar e implantar a política de segurança que será adotada pela empresa para manter seu site longe de hackers e crackers. Precisa entender de várias tecnologias, como os programas de firewall e de criptografia, protocolos de rede, roteadores, switches e programas usados para entrar à força nos sites.

DBA - Administrador de Banco de Dados para a Web: pessoa especista em banco de dados voltados para a Web, seja para o e-commerce (comércio eletrônico), como para os portais e sietes de busca. Precisa conhecer as novas linguagens tanto do lado do servidor, quanto do lado do cliente.

CKO - Chief Knowledge Offecer: ou seja, Diretor de Conhecimento, pessoa que administra o capital intelectual da empresa. Precisa entender de tecnologia, de internet, intranet, banco de dados e linguagem SQL, deve também conhecer completamente o negócio e o mercado que a empresa atual.

Especialista em Conectividade: pessoa que presta serviços em redes corporativas. Deve verificar sistemas que possam ser programados para mudar de rota ao aparecer um defeito na rede.

Arquiteto de Interface para Internet Móvel: cria interfaces para web móvel, ou seja, internet para celulares e palms. Há a necessidade de conhecer a fundo o hardware (no caso, os palms e celulares) e as linguagens de programação para esse equipamento, além de estar sempre por dentro das novas tecnologias.

Especialista em Recuperação de Desastres: pessoa capaz de colocar tudo de volta no ar, o mais rápido possível, após um ataque de vírus ou de crackers a um site.

Caçador de Piratas e Fraudadores: pessoa capaz de encontrar fraudadores e sites piratas.

Programador de TV Interativa: pessoa especializada em integrar conteúdo de internet e comércio eletrônico com programas de TV que sejam divertidos e que prendama a atenção do telespectador.

imagem03.jpg
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License